domingo, 11 de janeiro de 2009

Um gole de esperança

A Project 7 é uma inciativa que preocupa-se com as principais causas sociais do planeta. Para ser mais exato, com as sete principais necessidades do mundo: fome, dissipação de doenças, violência, desabrigados, desgaste do meio ambiente, miséria e a construção do futuro.

Pensando nestes aspectos, a iniciativa tomada pela Project 7 foi a criação de garrafas de água temáticas que irão gerar arrecadações para a manutenção destes pontos críticos em todo o mundo.

Garrafas de água que servem de elo entre as pessoas e a ajuda / Fotos: Divulgação

• Build - Construir o Futuro
• Feed - Alimentar os Famintos
• Heal - Curar os Doentes
• Help - Ajudar Necessitados
• Hope - Esperança para a Paz
• House - Casa e Abrigo
• Save - Salvar o Planeta

É só escolher: optando por uma destas 7 garrafas de água que a Project 7 desenvolveu, a contribuição irá direto para o problema proposto no rótulo e você dará um passo rumo a uma mudança no mundo apenas se hidratando.

“Não são grandes passos, são pequenos mas em grande quantidade”, é o que diz Tyler Merrick, fundador do projeto que acredita que a solução para as principais crises sociais no planeta podem ser melhoradas com a ajuda coletiva.

O processo de ajuda pode ser simples: apenas com água. E foi justamente pensando nas garrafas de água como ‘comum a todos’ que Tyler busca atingir as pessoas de maneira fácil e direta. Cerca de 50% da venda de cada unidade do produto é direcionada a “mudar o resultado” negativo que estes problemas possuem, ou como a proposta afirma, “Change de Score”.

As sete preocupações

Cada garrafa já diz no rótulo para onde sua contribuição irá. A saúde a que o rótulo HEALT se refere, busca doar verbas para a distribuição de remédios, prevenção de doenças e cuidados com o HIV/AIDS em áreas de risco como a África. A construção do futuro proposta pela garrafa BUILD destina suas arrecadações para instituições que promovem a divulgação do desenvolvimento atrelado à sustentabilidade e também a pequenos negócios.

A paz proposta na garrafa HOPE (esperança em português) servirá de estimulo a esperança e de incentivo financeiro a instituições relacionadas a crianças em zonas de conflitos e guerras, a refugiados e a violência. HELP, que em português significa ‘ajuda’, direciona os compradores a investirem em práticas que protejam direitos humanos e contra atividades como tráfico e exploração de pessoas.

O apoio às atividades de educação ambiental e iniciativas eco-friendly, aos desabrigados e a fome ganharam um reforço extra na forma de chicletes. Isso mesmo, 3 sabores da Daily Candy foram criados (menta fresca, manga com menta e hortelã com baunilha) cada um respectivamente correspondente a uma dessas áreas necessitadas.

A preocupação com a produção limpa também não esteve distante dos chicletes, que teem suas embalagens feitas com material reciclado e na composição da tintas, 40% de soja produzida nos EUA.

As arrecadações com o chiclete vão para organizações designadas para cada sabor: menta fresca terra apoia iniciativas eco-friendly, hortelã baunilha para grupos contra a fome, manga e hortelã ajuda os sem teto.

Os sete pecados

“E se o homem, em vez de se concentrar na abstenção dos 7 pecados, trabalhasse para ajudar aqueles que já sofrem com a conseqüência de um destes pecados?”

Esta foi a questão que, segundo Merrick, deu o ponta pé inicial para o desenvolvimento da Project 7. A possibilidade de atingir as sete principais áreas de necessidade em todo mundo veio mais forte com a ideia de criar bens de consumo com um fundo social e vontade de ver uma real mudança.

Mas como ajudar o planeta fabricando garrafas de plástico? Buscando retirar as garrafas já usadas do meio ambiente e colocá-las em um novo ciclo de utilização, a Project 7 também criou uma linha de roupas feitas com 50% PET reciclado e 50% de algodão biológico. Em média, cinco garrafas PET são recicladas por camiseta e impressas com tintas que diminuem a agressão ao meio ambiente.

As garrafas de água são 100% de PET reciclável, levam etiquetas impressas com tintas à base de água e possuem rótulos com 40% de material reciclado em sua composição. Depois de pronta, a água é transportada em caixas feitas de material reciclado.

Segundo o site Embalagem Sustentável, isto permite que a mesma quantidade de água que utilizaria tradicionalmente cinco caminhões para ser transportada, termine por usar apenas quatro - economizando 25% da energia e dos materiais de consumo que seriam gastos com o processo.

Fonte: Ecodesenvolvimento.org.br

Nenhum comentário: