segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Roupa orgânica

Foi-se o tempo em que as pessoas escolhiam a roupa apenas pelo estilo ou beleza. Hoje, o mundo pede muito mais que isso: a preocupação com o meio ambiente chegou ao mundo da moda e ao vestuário. Os empresários têm investido cada vez mais em produtos orgânicos, e eles agora já podem fazer parte também do seu guardarroupa. Biodegradáveis e não poluentes, as roupas orgânicas são boas para o planeta e também para a sua saúde - além de deixarem você bonita e confortável!

Aquelas roupas no seu armário podem parecer muito inofensivas, mas a história não é bem assim. As lavouras de algodão são as campeãs mundiais no uso de agrotóxico, que causa sérios danos à natureza, como a morte de pássaros, peixes e insetos, e a contaminação do solo, do ar e da água. Por isso, vestir-se com produtos orgânicos é uma escolha ecologicamente correta - eles são livres de resíduos químicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde do corpo. Além disso, protegem a qualidade da água e a fertilidade do solo.

Por usar um fio de algodão orgânico, ou seja, sem agrotóxicos ou qualquer outro tratamento químico, o seu toque é macio, sedoso e sua fibra mais solta

Pensando nisto, a Un.i lançou para este verão a inovadora linha Eco Organic, feita inteiramente de algodão orgânico. O lançamento é pioneiro no segmento de moda íntima e traz enormes benefícios para as mulheres e para o planeta. Tudo isso sem deixar de lado a qualidade, o conforto, o estilo e a sensualidade. Sim, você pode ficar mais sexy e dar um show de consciência ecológica!

Gilberto Romanato, diretor da empresa, explica a importância destes produtos: "Em seu primeiro mês no mercado, a linha já era a segunda mais vendida pelo grupo, comprovando que há enorme demanda por produtos sustentáveis no mercado. Por usar um fio de algodão orgânico, ou seja, sem agrotóxicos ou qualquer outro tratamento químico, o seu toque é macio, sedoso e sua fibra mais solta, o que permite melhor respiração à pele, e é 100% anti-alérgico. Mais conforto e saúde para as mulheres que vivem no corre-corre do dia-a-dia".

Seguindo a tendência de mercado, a loja infantil Cores Novas lançou uma coleção que promete encantar as mães: a linha ecológica. Nela, os tecidos são produzidos com fios de algodão orgânico, certificados pela Control Union na Holanda e pela IMO na Suíça, que deixam a superfície das roupinhas com menos impurezas e mais lisas e sedosas. Em toda a linha também é aplicado tratamento que bloqueia os raios UVA e UVB com fator de proteção solar acima de 50. Impacto ambiental quase zero e proteção garantida para o seu pimpolho!

Já a tradicional grife Levi's criou uma coleção de Eco Jeans composta de calças e jaquetas, masculinas e femininas, confeccionadas também com o tecido orgânico. O algodão é plantado em solo livre de agrotóxicos por três anos. A etiqueta verde em todas as peças da coleção indica a preocupação da marca com o meio ambiente.

A produção é baseada na não-agressão ao meio ambiente, ou seja, não são utilizados defensores agrícolas (agrotóxicos), pesticidas ou fertilização artificial

Fashion e sustentável

O gestor ambiental Fabiano Cruz esclarece que tudo o que é utilizado na produção dos produtos orgânicos é 100% natural. "A produção é baseada na não-agressão ao meio ambiente, ou seja, não são utilizados defensores agrícolas (agrotóxicos), pesticidas ou fertilização artificial", afirma.

Ele enfatiza que o mundo da moda está se aproximando cada vez mais dessa tendência mundial eco-friendly. "Atualmente, uma grande variedade de fibras orgânicas está sendo utilizada no lugar das fibras artificiais nos mais diferentes tipos de roupas e acessórios. Essa substituição gera um enorme benefício para o meio ambiente. Com a velocidade de descarte das roupas pelas pessoas cada vez maior, nada melhor que o descarte de produtos de origem natural, pois seu tempo de decomposição na natureza é extremamente menor do que, por exemplo, uma fibra artificial como o poliéster", conclui Fabiano.

Fonte: Monique Arruda - http://msn.bolsademulher.com

Nenhum comentário: