quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Estamos gastando os recursos naturais em uma velocidade 25% mais rápida do que eles se renovam. Pequenas atitudes já fazem diferença. Com a ajuda de Géssica Elen, consultora do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, elaboramos sugestões que vão deixar você em boa forma e antenada com o mundo.

1. VALORIZE SUAS PERNAS
Em vez de pegar o carro para ir à esquina, ande mais a pé. Além de queimar calorias, você reduz a emissão de poluentes e de gás carbônico no ar - um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. No Brasil, 87% das emissões de substâncias poluentes vêm adivinha de onde. Dos escapamentos. Vale também pedir carona ou usar o transporte público.

2. ADOTE UMA GARRAFINHA
Ou batize um copinho plástico com o seu nome e use-o durante o dia todo. Imagine o lixo que produzirá se cada vez que for ao bebedor você pegar um copinho novo? O plástico é um dos materiais que mais demora para se decompor: 500 anos! É tempo à beça. Logo, use uma garrafa tipo squeeze ou aquela plástica de 500 mililitros. Basta enchê-la de água toda vez que precisar.

3. DÊ UMA FOLGA PARA A ESTEIRA
Você já parou para pensar que enquanto corre na esteira poderia fazer a mesma atividade sem gastar um pingo de energia? A economia não é brutal, mas o que vale aqui é adotar uma nova postura. Que tal correr no parque?

4. TOME UMA DUCHA MAIS CURTA
Banho longo (que delícia!), uma vez ou outra, não tem problema. Mas, fazer disso uma rotina, não dá. Motivo? O chuveiro, ainda mais se for elétrico, gasta uma energia danada. Outro ponto: a água potável do planeta vai acabar se continuarmos consumindo assim. Segundo a ONU, um terço da população já sofre com a escassez desse bem natural. Se você diminuir o tempo do banho desligando o chuveiro na hora de se ensaboar, passar xampu e condicionador, economizará em um só mês 2,5 mil litros de água. Nada mau.

5. SEU KIT DE BANHO À MÃO
Fim do treino, hora da ducha. Ah, esqueceu a toalha? Tudo bem, pegue uma da academia. Ops, essa toalha vai direto para a lavanderia depois de você ter usado uma única vez... Aqui entra desperdício de água e energia com a máquina de lavar. O mesmo vale para aqueles produtinhos como minisabonete, minixampu, que entram no nécessaire da academia. Pense com a gente: é sensato produzir, num piscar de olhos, um lixinho totalmente dispensável, que vira um superlixo se várias garotas fizerem o mesmo?

6. REDUZA O USO DO SECADOR
Pode, sim, usá-lo, mas sem exagero. Isso porque ele consome muito, praticamente um terço do que se gasta com o chuveiro elétrico (o vilão do gasto de energia). Vinte minutos de secador por dia consomem em média 14 kw por mês - 168 kw por ano, quase o mesmo que uma família brasileira usa em média por mês (200 kw), segundo a Eletropaulo. Qual a saída? Reduzir o tempo de secagem e/ou sua freqüência. Também dá para usar a chapinha, que consome dez vezes menos que o secador.

7. VOLTE À ÉPOCA DA LANCHEIRINHA
Como você embala seu lanchinho quando o leva de casa? Num filme plástico ou no papel-alumínio? Tem uma solução melhor: use tapeware ou potinhos para colocar seus petiscos. Depois é só lavar e reutilizá-los. Assim, sabe quanto lixo você produz: ZERO!

8. CUIDE ECOLOGICAMENTE DO SEU CORPO
Momento da vaidade: na hora de selecionar um produto de beleza e higiene, prefira os que tenham refil, que acabam ficando mais baratos. No mercado já existem xampu, condicionador, batom, sombra e blush nessa versão. Outra pedida são os cosméticos orgânicos e que não foram testados em animais. Você também ajuda o planeta escolhendo produtos de empresas com programas de responsabilidade social e ambiental - como Natura, O Boticário, Avon, Racco, Wella, Unilever, mas há vários outros exemplos. Informe-se, confira o site das suas marcas preferidas. Normalmente, as empresas divulgam o que fazem pelo planeta.

9. LEVE SUA SACOLA ÀS COMPRAS
As sacolinhas de plástico parecem mesmo uma praga. Quando menos percebemos, já temos uma coleção delas.

Fonte: Carla Conte - Revista Boa Forma

Nenhum comentário: