segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Tragédia de Santa Catarina - Nossa culpa?!

A tragédia ocorrida no estado de Santa Catarina com até então 117 mortos deixa dúvidas reais quanto ao motivo das enchentes e do deslizamento. Logicamente que o necessário neste momento é unir todas as forças para reabrigarem a população e darem condições de vida normais a todos os catarinenses, as medidas imediatas estão sendo tomadas pelo governo e pelo país todo, R$ 20 milhões já foram doados somente em dinheiro e ainda centenas de toneladas de alimentos, água e produtos de limpeza chegaram a defesa civil catarinense. No entanto um fato que deve ser endagado é o motivo desta tragédia.

O Vale do Itajaí, onde se localiza Blumenau, é uma região que sofre freqüentemente com as enchentes. Porém um fenômeno meteorológico pouco comum, quando uma nuvem de chuva estaciona sobre uma região, o desmatamento dos morros da região e o desrespeito ao Código Florestal, em Santa Catarina, foram responsáveis, conforme especialistas, pelo “fato novo” do desastre: os deslizamentos de terra.

O relevo da região é antigo e está sujeito às intempéries. Quando chove, a rocha se decompõe. Quando faz sol, ela se desagrega. Ao longo dos anos, as rochas vão se alterando e formando o manto de intemperismo, camada superficial da rocha que desmorona com as chuvas.

Nessa região é muito caro residir próximo das encostas, portanto devido a falta de fiscalização este fato é frequente com apropriações ilegais infringindo a legislação ambiental federal. o Código Ambiental em Santa Catarina vai contra o Código Florestal. A faixa de área de preservação permanente dos rios, por exemplo, é de 30 metros pelo Código Florestal. O estado pretende permitir que as distâncias sejam diminuídas. Portanto as legislações confusas dificultam a boa fiscalização, permitindo assim moradores se apropriarem de regiões indevidas.

No entanto a Defesa Civil de Santa Catarina refuta as críticas e afirma que os problemas aconteceram somente pelas chuvas contínuas e intensas.

Contudo este é apenas um dos problemas. Os impactos do aquecimento global e da produção insustentável são outros geradores do problema.

A Mata Atlântica já perdeu grande parte de sua cobertura florestal e, de acordo com os dados da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), o Estado de Santa Catarina é apontado como o campeão nacional de desmatamento da Mata Atlântica. "As árvores foram substituídas por casas e vegetação rasteira, o que contribuiu para a erosão. Esses deslizamentos aconteceriam mais cedo ou mais tarde, as fortes chuvas desses dois meses apenas aceleraram esse processo", explica o especialista Lino Peres.

A floresta cobria uma área de aproximadamente 1,29 milhão de km quadrados, em 17 estados brasileiros, incluindo Santa Catarina. O bioma ocupava cerca de 15% do território nacional. Atualmente, apenas 7% desse total permanece intacto.

Muito se atribui também ao fator do desmatamento da Amazônia, apesar de muitas discuções terem sido geradas a este respeito. É verdade que esse é um forte determinante, tanto por meio de mudanças climáticas regionais quanto globais dos fenômenos climáticos extremos. Portanto, influi indiretamente neste âmbito.

Fabio Pasetto

Nenhum comentário: