segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

3 r's da reciclagem

Atualmente a reciclagem passa por um processo de transição. O ato de reciclar vêm numa fase de transição, passando de um modismo passageiro para uma tendência na vida dos brasileiros, estamos demorando pouco mais do que outros países mais desenvolvidos, mas já começamos um processo no caminho correto. A atitude na vida das pessoas, ao menos as pessoas com mais acesso a informação, já tem mudado bastante e o Brasil esta reciclando mais!

Segundo dados do IBGE o Brasil é recordista mundial em reciclagem de latas de alumínio. 89% em 2003, contra 50% em 1993. Já a reciclagem de papel subiu de 38,8% em 93 para 43,9% em 2002. No entanto a reciclagem é praticada somente em cerca de 180 municípios brasileiros, pouco representando para a economia nacional.

Contudo, neste ensejo venho a discutir como deve ser tratado o processo de reciclagem, na verdade o processo de reciclagem inicia-se no ato da compra! 40% do que nós compramos é lixo. Geralmente as embalagens que, quase sempre, não nos servem para nada, vão direto para o lixo aumentar os nossos restos imortais no planeta. Pense no resíduo da sua compra antes de comprar. Às vezes um produto um pouco mais caro tem uma embalagem aproveitável para outros fins.

Você já ouviu falar nos 3 r's?!

Os 3 r's da reciclagem são:

1º - Reduzir
2º - Reutilizar
3º - Reciclar

Reduzir, significa evitar o desperdício desnecessário. Na hora da compra mesmo você pode reduzir o desperdício optando por uma escolha inteligente, prefira o vidro em relação ao plástico nas embalagens na hora de comprar... geralmente mais caro, mas 100% reciclado!

Reutilizar, significa usar o mesmo material por diversas vezes... Um exemplo clássico é o jornal que você pega no farol lê e joga no lixo (reciclado espero!), ao invés de joga-lo no lixo poderia entregar a um amigo que não leu... Ou caso esteja você e um amigo no carro ao invés de pegarem dois jornais, um para cada um, pegue somente um... deixe seu amigo ler e depois leia você... ou seja reutilize tudo o que puder!

Por fim, agora sim devemos reciclar propriamente!

Fabio Pasetto

Um comentário:

Unknown disse...

Fá, adorei seu blog, finalmente vejo um blog que não seja algo narcisista e sim algo e alguem preocupado com o mundo, com como nossos filhos viverão...Acho interessante promovermos algo assim e que não seja apenas por um modismo ou por que hoje esta em alta falar sobre isso, mas pq eh sim importante falar sobre o que acontecera com nosso planeta se não cuidarmos dele. Estou aqui para te apoiar e ler sempre para me informar cada vez mais...
PARABÉNS!NANÁ