quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Atitude pró sustentável no esporte!

O impacto do esporte no meio ambiente é relativamente modesto, no entanto esporte como meio de vida, é indiscutivelmente relacionado às preocupações do meio ambiente de forma a trazer oportunidades e ameaças a ambos os lados. O futuro do esporte pode ser tão afetado com um meio ambiente insustentável quanto o meio ambiente em si, tendo em vista a participação efetiva do esporte em atividades “outdoor” e inseridas num contexto natural de forma direta. Assim a redução dos efeitos no meio ambiente devem participar do dia a dia do esporte e da atividade física.

Mar, deserto, céu e florestas são alguns dos exemplos de palcos de atividades esportivas... Vela, rally, balonismo e corrida de aventura respectivamente atuam nestes “estádios naturais” que oferecem estruturas ambientais espetaculares a pratica esportiva. Imagine-se jogando golf e ao invés daquele belo campo de grama verde rasteira a paisagem de casas pichadas e arranha-céus ao seu lado, ou então fazendo uma caminhada matinal com seu cachorro na praça ao lado de sua casa circundado por latas de alumínio e sacos plásticos que demoram centenas de anos para se decomporem. Portanto não são apenas os esportes de alto rendimento e que envolvem grandes verbas é quem devem se empenhar na luta pró sustentável, o seu dia a dia como praticante pode aos poucos caminhar a favor do meio ambiente se você fizer a sua parte. Pense que atividade física e meio ambiente devem andar lado a lado!

Sustentabilidade envolve fatores diversos, alem do meio ambiente... Promover a sustentabilidade significa realizar movimentos socialmente justos, culturalmente aceitos, economicamente viáveis alem de ecologicamente corretos. Ser sustentável é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido, portanto o esporte com seu espírito de inclusão social e cultural e seus valores de disciplina, determinação e respeito ao próximo infama a juventude (nosso futuro) a se incutir nesta luta pró sustentável!

Utilizadores em sua grande maioria do meio ambiente os esportes de aventura seguem sua cultura de serem fiéis defensores da preservação da natureza. Já os praticantes dos chamados esportes radicais são dedicados vigilantes de unidades de conservação, zelando para prevenir e denunciar as agressões ambientais e também atuantes como agentes de educação ambiental. Exemplos de atitudes pró sustentável no esporte.

O esporte tem a chance de ser o principal “player” no papel de influenciar lideres mundiais assim como o publico em larga escala devido a sua paixão, sua emoção que move montanhas. Aceitar este desafio sustentável é elevar o esporte ao mais alto nível de inteligência, respeito e honra. Esta causa deve ser tomada como própria pelos praticantes de atividade física e do esporte, pelos atletas e por fim pelos gestores esportivos, inserindo e ativando conceitos de sustentabilidade dentro de suas modalidades com suas peculiaridades distintas.

Fabio Pasetto

Um comentário:

Unknown disse...

Fala Frangão!
Concordo com você que o esporte é um importante agente de transformação. Acho que um dos grandes erros da nossa sociedade, em especial da mídia, é associar o esporte à beleza, ao físico, quando na verdade ele deveria estar ligado ao bem estar e a saúde. Quando essa mudança acontecer, a prática de esportes será também uma chance de aproveitar a natureza e respeitá-la.
Parabéns pelo blog! Está muito bem feito e com ótimo conteúdo.
Abraço
Uil