terça-feira, 5 de janeiro de 2010

São Silvestre - Confraternização de ano novo!

Nunca pensei em correr a São Silvestre. Sempre achei uma prova muito festiva, com muita bagunça que ia um pouco contra o que considero competir numa prova, para mim prova significa dar o seu melhor, determinação, sofrimento, superação e garra.

Mas como um todo treinador devemos sentir na pele o que cada prova representa para termos nossa própria opinião, a final de contas cada evento não pode ser sub julgado por leituras e achismos. Sou um pouco cético e achei que deveria experimentar a prova.

Me encontrei com os alunos da Eco em frente a Drogaria Onofre, já estava uns 24 a 26º mas bem nublado, com cara de chuva, ficamos conversando um pouco e devido ao adiantamento da globo, por causa da malhação (é brincadeira, né?!) fomos para a largada faltando uns 5 min. Logicamente que era impossível nos posicionarmos bem para largar e ficamos atrás dos marcadores de ritmo de 8 min/km.

Após soar a buzina de largada esperamos uns 10-15 min antes de começarmos a andar, e até o pórtico ficamos na caminhada mesmo! Meu GPS acho que endoidou, pois fizemos os primeiros km bem lento para uns 6 ou mais por/km e ele marcava 5 por/km, mas ao final da prova marcou 15,700 km.

Nos primeiros km vimos o Batman, Homen Aranha, Fred Flinston, Lampião, Zorro, dentro outras peças... e fui notando a graça da São Silvestre ao ver que é a única prova do Brasil que as pessoas vão a rua prestigiar os corredores. As crianças estendendo suas mãos para receber um cumprimento, os mais idosos com mangueira para refrescar os atletas, os bebados para tirar sarro e se divertir... mas é uma festa! Uma festa divertida e sem muita bagunça...

Bom, voltando para a prova... Ao passar o minhocão, consegui imprimir um ritmo mais forte e fui acompanhado pelo Marcelo, iamos alternando a frente e abrindo passagem, mesmo após o viaduto Rudge ainda era bem complicado de transitar, mas mantinhamos um ritmo entre 4'20 e 4'40. Pouco antes de chegar na Brigadeiro me perdi do Marcelo ao cortar uma curva pela calçada e fui embora... uma subida gostosa bem longa, mas não muito íngreme. Ia passando os caminhantes e motivando-os a continuar a correr! O que me dava mais vontade de puxar o ritmo... Chegando na Paulista, pensei em esperar o Marcelo, pois haviamos feito quase toda prova juntos... mas o ritmo estava forte e não quis diminiur para tentar acabar abaixo de 1h 15min... Em vão, pois finalizei segundos após... De qualquer forma, a lição valeu. Fiquei muito feliz!

Gostei bastante da prova, quando entendi sua proposta. Na verdade depois de ter realizado a São Silvestre percebi que não é uma prova. E sim um evento de confraternização de ano novo... Agora recomendo-a aos foliões!

Fabio Pasetto

Um comentário:

Unknown disse...

Que bacana Fá! Depois de ler este depoimento tive mais vontade de participar da SS. Bons treinos e ótimas provas a todos neste ano novo! Bjs. Bruna