terça-feira, 4 de agosto de 2009

Provas de corridas Ecológicas

A sustentabilidade tomou conta do nosso cotidiano... no mercado running as coisas não estão indo por um lado diferente! Hoje falarei somente das provas de corrida com um caracter mais sustentável. No Brasil já temos alguns organizadores de provas preocupados com a não degradação ambiental, outros precupados com aspectos sociais e ao meu ver as coisas estão demonstrando um efeito positivo.

A Eco Floripa, desde 1996, organizando eventos de corrida foi uma das pioneiras no Brasil, iniciando seu caracter responsável ambientalmente com coleta seletiva nos postos de abastecimento direcionados a triagem e reciclagem. Um inicio rigorosamente pouco expressivo, mas que evoluiu e hoje fomenta o desenvolvimento sustentável neste mercado. Neste ano a prova Volta à Ilha organizado pela empresa, contou com todo o material divulgativo e os regulamentos, produzidos em material reciclado, além dos banners espalhados pela prova serem originados de garrafas PET, outra preocupação foi filantropica com a doação de 1 kg de alimento não perecivel para uma entidade carente.

A precursora estimulou outras empresas a seguirem este caminho, tanto que a Iguana Sports desenvolveu a Eco Run, corrida criada para "incentivar os ideais de desenvolvimento sustentável no esporte e contribuir para a conscientização ambiental e social dos corredores" segundo o site da prova. Que realiza ações de neutralização de carbono, monta uma arena sustentável no dia da prova com peças de compensado reciclado, atividades interativas que incentivam o consumo consciente, além de arrecadar fundos para a WWF-Brasil. Recentemente a Iguana Sports partiu para uma iniciativa no sentido de que em todas as provas organizadas os atletas inscritos, obrigatoriamente devem doar R$ 1,00 a projetos do WWF-Brasil.

Outras instituições também desempenham um papel em prol do desenvolvimento sustentável. Mas aqui no Brasil ainda estamos muito longe quando comparados as provas realizadas na América do Norte. Numa outra oportunidade detalherei alguns atributos dos amigos gringos!

Fabio Pasetto

Nenhum comentário: