quarta-feira, 29 de julho de 2009

Run Experience

"Este post foi direcionado a classe dos professores de educação física, pensando no conhecimento como fator multiplicador..."

No último dia 10 a 12 de julho aconteceu o 1º Congresso Brasileiro de Treinamento de Corrida o Run Experience, organizado com magnitude pelo prof. Tavicco Moscatello, o congresso exibiu palestras sobre fisiologia, biomecânica, lesões mais comuns, nutrição, periodização, gestão, dentro outras. Além de uma mesa redonda interessantissima com nomes de algumas Assessorias Esporivas, como Emerson Gomes (MPR), Ricardo Arap (RACE), João Pachela (da novata QUARK) e o presidente da ATC Nelson Evêncio.

Logicamente que não poderia deixar de comparecer a este evento que além de enriquecedor nos faz gerar um networking importante com os congressistas e participantes do evento. O decorrer da mesa redonda foi bem intrigante pois cada membro se apresentou e fez uma breve apresentação de sua organização. Neste momento pude notar que os problemas vividos pela classe são semelhantes, mas em diferentes dimensões. Ali fora abordado o mercado crescente, mas ao mesmo tempo a dificuldade de captação e retenção de clientes, as estratégias variadas para a realização deste feito.

Ricardo Arap comentou a respeito de suas parcerias com Escolas e captação de clientes via empresas, bem como Emerson Gomes que exemplificou com as dezenas de empresas que tem convênio / parceria. O sócio da MPR ainda disse que uma das estratégias utilizadas foi inserir um treino coletivo, guiado por um professor ditador de ritmo, na sexta-feira pela manhã, e hoje este é o treino com maior número de clientes regulares. João Pachela da Quark fundamentou-se na parceria com a Academia Competition (aonde já trabalhava antes de fundar a Quark) para ter sucesso no suporte que oferece a seus clientes, além de ser um canal de captação de clientes.

Os problemas vivenciados por nós professores de educação física são na ordem de sermos muito tecnicistas e entendermos muito pouco sobre gestão, mas pouco a pouco as ordens dos fatores estão se igualando e chegaremos a uma classe ainda mais respeitada. Para isso faz se necessário nos unirmos ainda mais e estudarmos ferramentas sobre a gestão do esporte.

Fabio Pasetto

Nenhum comentário: