quarta-feira, 7 de abril de 2010

Impacto ambiental na água de garrafa?

Este post foi elaborado com base em matérias do instituto akatu, mostrando o impacto ambiental do consumo de águas de garrafa. Eu sempre tomei agua da torneira de preguiça de descer as escadas e pegar uma garrafa da geladeira, mas agora mais do que nunca vou sempre tomar do filtro ou torneira reduzindo meu consumo deste tipo água!

A mesma quantidade de água bebida do filtro ou da torneira, nas cidades com tratamento eficiente, além de muito mais barata, polui menos por não passar por industrialização, gasta menos energia e emite menos gases de efeito de estufa, já que o plástico é feito de petróleo e as garrafas viajam, em geral, centenas de quilômetros até chegar ao consumidor. Você já analisou o rótulo da sua água mineral?...

Dados da ONU divulgados em 2003, no Ano Internacional da Água, apontavam que a água engarrafada no mundo movimentava 89 bilhões de litros e 22 bilhões de dólares por ano.

Segundo a ONU, os europeus ocidentais são os principais consumidores: quase metade da água da água engarrafada no planeta é consumida na Europa Ocidental, algo como 85 litros por pessoa a cada ano.

A água de torneira vem em sua maior parte de fontes disponíveis, como rios e lagos, já a água engarrafada se origina de fontes protegidas (75% vêm de aquíferos no subsolo e nascentes).

Cerca de um quarto da água engarrafada no mundo, é consumido fora do país de origem, o que impacta nas emissões de dióxido de carbono de efeito estufa, além do transporte dentro dos territórios nacionais. O plástico é feito de petróleo e gás natural, e mais de 1,5 milhão de toneladas de plástico são usados para fabricar a garrafas PET para a água.

A garrafa PET gasta menos energia na reciclagem do que o vidro ou alumínio e libera menos emissões na atmosfera. O problema é que os índices de reciclagem de garrafas de água são muito baixos. A maior parte das garrafas plásticas vai parar nos aterros sanitários pelo mundo. Só nos EUA são descartadas 50 bilhões de embalagens plásticas de água por ano. Menos de 10% são recicladas. São cinco minutos para matar a sede e centenas de anos para se decompor nos aterros ou pior: jogadas na natureza.

Annie Leonard expõe as razões para se reduzir o consumo das garrafinhas de água, em seu vídeo (abaixo) lançado no dia mundial da água 22 de março. É extremamente interessante as informações neste vídeo contida, vale a pena os 8 minutos.



O Akatu sugere este filme como ponto de partida para que você reflita sobre hábitos muitas vezes imperceptíveis, mas que têm seus impactos sobre o planeta.

Nenhum comentário: