segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Revolução na pisada?!

Novas descobertas a respeito do tipo de pisadas, já começam a revolucionar o mercado de calçados!!!

Na quarta feira (27/01) da semana passada, o Estado de SP publicou uma matéria interessante sobre corrida descalço (LEIA AQUI). O artigo de Daniel Lieberman publicado na Nature sugere que a pisada de um corredor descalço ocorre primeiro com o midle-foot strike (aterrissagem com o meio do pé), levando o arco plantar a absorver grande parte do impacto. Já calçando tênis a tendência é a pisada heel-foot strike (aterrissagem com o calcanhar), região com maior amortecimento no tênis.

Pesquisas anteriores a este artigo, já sugeriam a importância na forma em que o pé aterrissa no solo. Mas Lieberman quantificou o impacto em 7% do peso corporal com tênis e apenas 2% descalço. A teoria do heelfoot strike se baseia no conceito de que o tênis não consegue absorver o impacto por completo, assim a absorção fica por conta das articulações (tornozelos, joelhos, quadril e coluna), aumentando assim a propensão a lesão.

Nesta nova "moda" já foram lançados diversos tipos de tênis ou "quase tênis" com o propósito de se adaptar aos recentes estudos. Vejam abaixo duas das novas linhas:

Newton - Ao invés do tradicional amortecimento no calcanhar o Newton, proporciona amortecimento no forefoot (parte mais frontal do pé), tendo em vista uma aterrisagem da pisada com esta região. Evitando assim a baixa absorção de impacto do calcanhar.



Vibram FiveFingers - Não aparenta um tênis, mais uma luva para os pés com alguma proteção contra pregos, sujeira, etc. São desenhados para você se sentir o mais leve possível e poder utilizar as propriedades adequadas do seu pé.

Nenhum comentário: