quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mudando o planeta com pequenas atitudes...

Essa é a nova campanha da Eco Run & Life... Queremos mudar o planeta com pequenas atitudes! A gestora de sustentabilidade da nossa Assessoria Esportiva Mariana Chammas propôs esse tema... segue abaixo a proposta que vamos iniciar a partir deste mês de setembro:
"A Eco Run & Life propõe, desde já, um desafio a você.
Antes de dispormos aqui nossa lista de dicas de consumo consciente, queremos que você nos conte o que tem feito no dia-a-dia por um outro planeta, e um novo futuro para as próximas gerações.
O filme abaixo é um claro exemplo da força do exemplo.



Quando as pessoas se identificam umas com as outras, elas seguem exemplos, elas se copiam, reproduzem atitudes e idéias. Ou seja, se cada um de nós for um bom exemplo em nossas atitudes cotidianas, estaremos ajudando a mudar o planeta.

Dois exemplos que já aconteceram comigo (Mari Chammas):

Uma vez quando fui à mercearia perto de casa comprar duas caixas de leite e um cacho de bananas, a atendente do caixa me ofereceu uma sacola. Eu agradeci, disse que não precisava. Era pouca coisa, enfim, e eu voltei a pé até minha casa carregando minha compra nas mãos. Aproveitei e expliquei para ela sobre a questão do plástico, que sacolinhas assim vão direto para o lixo, e do lixo para os oceanos. Tentei fazer o “caminho” da sacola plástica com ela. Ela entendeu, e não fazia a menor idéia do que se tratava até que eu explicasse a ela.

Uma semana depois, minha mãe, que não estava comigo naquela ocasião, foi à mesma mercearia comprar pães e frios. A moça perguntou a ela se ela julgava realmente necessário usar sacolas plásticas para levar poucas coisas.

E tem também a história do restaurante por kilo onde sempre almoço. Geralmente eu pago meus almoços com meu cartão de débito, mas nunca peço minha 2ª via. Por mais que seja uma quantidade mínima de papel, se eu usar meu cartão de débito de 3 a 4 vezes por dia (bastante plausível, já que tenho o hábito de pagar o cafezinho com o cartão), ao final do dia minha carteira está bagunçada e cheia de papelzinho que vai direto para o lixo. Dessa forma, sempre falo “não preciso da 2ª via”. Até que um dia, no restaurante por kilo, o atendente do caixa me disse: “Dona, já estou perguntando para as pessoas o que elas farão com a 2ª via do cartão. A maioria joga fora no lixo daqui de dentro do restaurante mesmo...”

Agora é sua vez de dividir histórias:
Você tem alguma atitude que considera um exemplo? O que você tem feito para ser um exemplo?

A Eco Run & Life quer saber!

Conte-nos sua história, divida algum episódio com a gente. Nossa primeira sessão de dicas sobre mudanças de hábitos será baseada no que você nos contar!"

A minha história contarei ao longo desta semana... no Blog sustainablerunning.blogspot.com

Faça a sua parte! Mude o planeta com pequenas atitudes...

Nenhum comentário: