terça-feira, 28 de abril de 2009

Braskem lança o Plástico verde!

A Braskem realiza hoje a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Projeto de Polietileno Verde no Pólo Petroquímico de Triunfo, Rio Grande do Sul, com a presença da governadora Yeda Crusius e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, entre outras autoridades. O evento simboliza o início das obras da primeira unidade industrial do mundo a utilizar etanol de cana-de-açúcar para a produção em escala comercial de eteno e polietileno de origem 100% renovável.

"A implantação desse projeto confirma o compromisso assumido pela Braskem de contribuir para o desenvolvimento do setor petroquímico brasileiro e do Rio Grande do Sul", afirma o presidente da empresa, Bernardo Gradin. "Esse investimento é parte da nossa estratégia de crescimento com criação de valor e está alinhado ao objetivo de tornar a companhia uma referência internacional no desenvolvimento de polímeros verdes", acrescenta.

O investimento total será de aproximadamente R$ 500 milhões. O projeto prevê a construção de uma planta de eteno - matéria-prima para o polietileno - a partir do etanol. A unidade terá capacidade para produzir 200 mil toneladas/ano de eteno, que serão transformadas em volume equivalente de polietileno em unidades industriais já existentes no próprio Polo de Triunfo. A partida da nova planta está prevista para o quarto trimestre de 2010 e o início da operação comercial, para o começo de 2011.

O projeto de Polímeros Verdes se insere na estratégia de acesso a novas fontes competitivas de matéria-prima, em linha com a visão de sustentabilidade da companhia. Além disso, contribui para o desenvolvimento sustentável da sociedade, já que o plástico verde retira mais carbono da atmosfera do que emite ao longo de todo o seu ciclo de vida, do cultivo da cana à reciclagem pós-consumo.

Fonte: http://www.braskem.com.br/ publicado: 22/4/2009 14:52:00

Nenhum comentário: