terça-feira, 9 de novembro de 2010

Conto de maratona... A primeira maratona!


A maratona comemora 2500 anos em 2010, e para isso em Outubro a revista O2 fez recordatório sobre as curiosidades da maratona. Achei interessantissimo e vou neste e outros posts do blog comentar sobre algumas lendárias peripécias.
Como muitos sabem a maratona tem diversas vertentes a despeito de sua origem. A aceita pelo COI e mais conhecida é a história de Fedípedes que percorreu, em 490 a.C., cerca de 40 km correndo entre Maratona e Atenas para noticiar ao seu povo sobre a vitória de seus guerreiros contra os Persas, ao anunciar o exito Fedípedes caiu morto.
A partir deste feito o historiador frances Michel Bréal sugeriu que se homenageasse esse Fedípedes, fazendo uma corrida de Maratona a Atenas e nas primeiras Olimpiadas em 10 de abril de 1896 estrearia a primeira maratona Olimpica.
Animados com a corrida os gregos organizaram algumas seletivas para a escolha dos representantes gregos, ao longo desta preparação pelo menos três gregos morreram de exaustão nos treinos. A primeira maratona então foi organizada um mês antes das Olimpíadas com doze atletas cobrindo a distância de 40 km, o vencedor foi Vasilakos com 3h 18min. Alguns dias depois uma outra seletiva teve andamento e em seguida a primeira Maratona olimpica aconteceria.
As 14hs em Atenas se alinharam um australiano, um norte americano, um frances, um hungaro e 13 gregos para a largada da primeira maratona olimpica. Com 100 mil torcedores nas ruas e no estadio olimpico Panathinaiko, os atletas eram acompanhados por fiscais e médicos de bicicleta e carruagem. Logo no ínicio do trajeto o frances Lermusiaux abriu certa vantagem estabelecendo um ritmo forte, quase na metade da prova tinha quase 3 km de diferença para o segundo pelotão composto pelo australiano, hungaro e o americano, todos os gregos neste momento haviam ficado para trás.
Na segunda metade da prova Spiridon Louis tomou um vinho e apertou o ritmo, e neste momento sabia que ganharia a prova, juntou-se ao segundo grupo que sofria com as subidas e com o ritmo forte imposto nos primeiros 20 km. O frances seguia na liderança até ser atropelado por um compatriota de bicicleta, mas aguentou até o km 32 quando desmaiou sentindo as fortes dores do acidente. O australiano Flack assumiu a liderança e estava confiante da vitória. Mas Louis se aproximava cada vez mais rápido do lider até ultrapassar o australiano que ainda tentou reagir, mas caiu de exaustão a poucos km da chegada. O grego Spiridon Louis cruzava a linha de chegada após o verdadeiro martírio, e estava decretado o primeiro campeão olimpico da Maratona.

Nenhum comentário: