terça-feira, 16 de março de 2010

Campos do Jordão, ótimo local para treinos


No último sábado, dia 13, realizamos um treinão no Horto Florestal de Campos do Jordão. O parque possui diversas trilhas e bosques, propício para treinos técnicos. Uns trechos mais curtos e outros mais longos, ficam numa área extremamente arborizada e muito agradável.

Contamos com paisagens exuberantes, clima agradável numa altitude de aproximadamente 1.500m e terrenos diversos, ótimo para sair da rotina e treinar com muita motivação. Fizemos um percurso pelo bosque vermelho, que estava mais para bosque do diabo, de tanta subida que tinha... a bica de água no meio do percurso também ajudou bastante a logistica da hidratação.

Este treinamento foi bem útil para mostrar um pouco do que é o treinamento em altitude, apesar que os efeitos são muito mais significativos acima de 2.000 metros, mas pudemos ter uma sensação diferente. De forma sucinta sabe-se que o ar rarefeito demanda uma oferta de oxigênio menor. Nosso organismo, exposto a essa situação tem um mecanismo de compensação, produzindo mais hemoglobina (células vermelhas) com o objetivo de aumentar a capacidade de transporte de oxigênio. Esse mecanismo vem através da liberação maior do hormônio renal eritropoetina (EPO) cuja função é a fabricação de hemácias.

As hemácias são as principais vias de transporte de O2 do pulmão para os tecidos, de tal forma que, pelo menos teoricamente quanto maior o número de hemácias maior é a capacidade do sangue de transportar O2. Existem diversas formas de "altitude-training", as mais eficazes ultimamente tem sido morar na altitude e treinar no nível do mar. E um treino apenas não faz a menor diferença, mas conseguimos ter sensações diferentes estimulando nossos clientes o gostinho de quero mais!

Inseri algumas fotos do evento!

Bons treinos!

Nenhum comentário: