terça-feira, 10 de novembro de 2009

Tênis de corrida - Escolhendo o ideal para você!

Muitas pessoas me perguntam "Mizuno é bom para correr?", outros mais experientes dizem "O Saucony é melhor que o Asics?". Bom, quando o assunto é tênis de corrida devemos seguir algumas regrinhas antes de saber qual marca comprar:

1 - Tipo de pé - Segundo a topologia dos pés os mesmos são divididos em:
- Plano
- Neutro
- Cavo
Existem ainda segundo a morfologia dos pés, pés mais estreitos e mais largos. Cada qual com sua característica e necessidades. Um pé cavo, por exemplo, necessita um tênis que dê apoio para o arco plantar, caso não exista poderá gerar uma lesão na planta do pé (como uma fascite plantar) devido ao aumento de tensão na região.

2 - Tipo de pisada - A boropodometria é uma ciência que estuda a pisada e por conseqüência a postura do corredor. O teste mensura os pontos de pressão que seu pé exerce sobre o solo, sabendo assim a forma com que você pisa. Os tipos de pisada podem ser:
- Pronador
- Neutro
- Supinador
Se você é um corredor que prona e compra um tênis para supinação, a tendência é que gere maior tensão sobre a parte interna dos tornozelos e joelhos, alterando toda a sua biomecanica de corrida e usando músculos, tendões e ligamentos de forma compensatória aumentando a prevalência de lesões nos membros inferiores (como uma possível tendinopatia na banda iliotibial).

3 - Classificação dos tênis de corrida - São agrupados em cinco categorias que são utilizado pela Runner’s World e seguido por grande parte da indústria:
- Estabilidade - solado semi-curvo e oferece uma boa combinação de amortecimento, suporte e durabilidade. Você deve preferir este tipo de tênis caso : seja um corredor com peso médio que não tenha problemas severos de controle de movimento do pé (super pronação) e quer um tênis com um algum suporte e boa durabilidade.
- Controle de movimento - rígidos e orientados para controlar a pronação excessiva. Geralmente são mais pesados, mas muito duráveis, e têm solado plano para oferecer maior estabilidade e suporte. Corredores com pé chato geralmente se dão melhor com este tipo de tênis.
- Amortecimento - Esta categoria geralmente tem a sola mais macia, maior amortecimento e menor suporte. Usualmente são construídos com solado curvo ou semi-curvo para estimular o movimento do pé. Você deve preferir este tipo de tênis se for um corredor não precisa de um suporte extra nem tenha um grau excessivo de pronação. Corredores com arco do pé alto costumam se dar bem com este tipo de tênis.
- Perfomenace - Construídos com solado curvo ou semi-curvo, este tipo de tênis é leve e geralmente utilizado para competições ou treinos em ritmo rápido.
- Trilha - São desenvolvidos para utilização em trilhas e terrenos acidentados ou enlameados.

4 - Objetivos e características do corredor - Corredores que tem excesso de peso e treinam para performance vâo se dar mal ao tentar achar um tênis apropriado para sua caracteristica e objetivo. É sempre interessante lembrar qual o seu objetivo, se você vai em busca da primeira maratona, prefira um tênis com bom amortecimento e bem confortável. Já se você quer melhorar sua marca pessoal nos 10 km, tente um tênis bem leve de competição para os seus tiros e para a prova. Esqueça conforto, amortecimento e durabilidade. Mas se você é um corredor recreacional, não vá comprar um modelo top de linha de R$ 500 - 600, prefira um durável de uma boa marca.

Por fim, cada corredor tem sua individualidade biológica e por isso se seu amigo disser o Nirvana da Mizuno é o melhor tênis de corrida, realmente para seu amigo, pode ser, mas para você pode não ser. O ideal é realizar uma baropodometria, mas como isso esta bem longe da realidade da maioria das pessoas, faça um teste de pisada numa loja especializada em corrida (como velocitá ou fast runner) e peça a indicação dos vendedores, que são treinados e vão indicar o melhor tênis para você.

Bons Treinos!

Fabio Pasetto

Nenhum comentário: