sexta-feira, 20 de março de 2009

São Paulo deverá ter 22 km de ciclovias aos domingos


Parque do Ibirapuera será um dos contemplados pela medida


Parque do Ibirapuera será um dos contemplados caso a medida seja aprovada/Foto: HelenaN

A cidade de São Paulo deverá contar, em breve, com 22 quilômetros de ciclovias aos domingos. A proposta já havia sido feita pelo Movimento Nossa São Paulo (MNSP) em setembro de 2007, durante a campanha do Dia Mundial Sem Carro, mas somente agora tem sido incorporada pela Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, e pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Diminuir o número de carros nas ruas, facilitar a locomoção dos paulistanos e amenizar a poluição do ar são os principais objetivos da implementação de ciclovias. O projeto, de autoria de Walter Feldman, secretário dos Esportes, Recreação e Lazer – prevê a interligação de oito parques e áreas verdes na cidade. De quê modo? Algumas vias normalmente destinadas a ônibus e automóveis seriam fechadas aos domingos para uso exclusivo dos ciclistas, das 7h às 13h.

O projeto preliminar de Feldman prevê 220 pessoas para atuação como supervisores a cada 500m da ciclovia, além de motociclistas para realizar as rondas e servidores públicos em pontos de travessia para auxiliar os usuários. As áreas ligadas pela ciclovia são o parque Vila Lobos, Cidade Universitária, bosque do Morumbi, Jockey Club, Ibirapuera, Instituto Biológico e parques do Povo e da Aclimação.

Ciclistas paulistanos convivem com a falta de espaço entre os veículos


Ciclistas paulistanos convivem com a falta de espaço entre os demais veículos/Foto: Transporte Ativo

Estima-se um investimento de R$ 170 mil destinados ao projeto. Outros R$ 20 mil mensais são projetados para a manutenção. “Como o projeto pode ter grande impacto na cidade, ele pode ter patrocínio privado”, explicou Feldman. Caso o prefeito Gilberto Kassab (DEM) aprove a iniciativa, na próxima semana, o maior município brasileiro seguirá os exemplos de Bogotá, na Colômbia e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

As secretarias do Verde e Meio Ambiente, e de Transportes irão lançar, na próxima semana, uma nova cartilha para instruir motoristas a lidar com ciclistas no trânsito de São Paulo. O folheto traz recomendações aos motoristas e um resumo da legislação pertinente aos direitos dos ciclistas nas vias da cidade.

Ciclovias

Dados da Secretaria do Verde e Meio Ambiente dão conta de que existem, atualmente, 16 km de ciclovias em ruas da cidade. Outros 14 km deverão ser concçuídos até o final deste ano – o que inclui incluindo o término da ciclovia da Radial Leste. Depois da revisão do Plano Diretor 2009, a prefeitura identificou mais 70 km que podem receber ciclovias no município, dos quais 30 km já possuem projetos em andamento. O principal deles é o de 15 km no Butantã, com conclusão prevista para 2010.

Fonte: ecodesenvolvimento.org.br


Nenhum comentário: