quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Hora do planeta 28 de março!

A cidade do Rio de Janeiro vai ser a primeira cidade brasileira a participar da mobilização internacional Hora do Planeta que visa conscientizar a população mundial sobre a importância de reduzir o consumo de eletricidade apagando as luzes de marcos arquitetônicos durante 60 minutos no dia 28 de março, a Prefeitura da cidade anunciou em comunicado à imprensa.

Segundo a ONG ambientalista WWF, que apóia o movimento, a Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas.

O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental. Este ano, o ato será realizado no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30.

"A Hora do Planeta não é um ato de economia de energia, mas um gesto de engajamento social, no qual cada um deve fazer a sua parte para um futuro melhor", afirmou em nota Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil. "Será uma demonstração da nossa paixão pelas pessoas, pela união, pela solução, pela conservação do planeta, e principalmente, pelo futuro e pela vida."

A prefeitura do Rio de Janeiro vai apagar as luzes de ícones cariocas como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana, que terá a segurança reforçada pelas autoridades competentes. A comunidade do Morro Dona Marta e o Jockey Club também confirmaram sua participação.

Os organizadores pretendem contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Além do Rio de Janeiro, Atenas, Buenos Aires, Edimburgo e Nova Iorque participarão. Até o momento, mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta.

A Hora do Planeta foi realizada pela primeira vez em 2007 com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008 o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

Fonte: http://www.revistasustentabilidade.com.br - Dayane Cunha

Nenhum comentário: