Aeróbio ou musculação – Vista sob diferentes prismas!
Esse é o tema da minha na coluna da Filial Saúde um portal informativo que inaugurei a coluna em Abril... Tem um foco mais saudável...
"Corrida, natação, ciclismo ou remo. Atividades bem diferentes, mas metabolicamente um tanto quanto semelhantes. Ambas cíclicas, com muitos movimentos repetitivos e que trabalham o metabolismo aeróbio (com presença de oxigênio) predominantemente. Todas as modalidades supra citadas são denominadas no meio da educação física como atividades aeróbias.
Já a musculação, atividade metabolicamente anaeróbia (sem presença de oxigênio), isola os músculos que trabalha, com séries em poucas repetições e carga ligeiramente elevada. Em geral é caracterizada em sua realização dentro da academia com aparelhos, no entanto seu principal objetivo é fortalecer os músculos, articulações e tendões não necessariamente dentro de uma academia.
Tanto as atividades aeróbias quanto a musculação, tem sua vantagens e desvantagens, no entanto ambos trazem benefícios à saúde de seus praticantes. Vamos dar uma breve analisada em seus aspectos sobre diversos prismas.
Saúde
Aeróbio – Realizar exercícios aeróbios promovem maior eficiência do coração, melhora os níveis de colesterol, previne a diabetes, estabiliza a pressão arterial, reduz a gordura corporal (evitando a obesidade e seus males) e melhora a circulação periférica, evitando possíveis tromboses e placas de gorduras acumuladas.
Musculação – A musculação serve como prevenção para osteoporose, dores nas costas e dores musculares e articulares.
Metabólico
Aeróbio – As atividades aeróbias em geral acarretam num maior gasto calórico, levando em consideração volume e intensidade da atividade praticada. Frequencia cardíaca (FC) elevada e termogênese (produção de calor) acentuada influenciam diretamente no metabolismo do praticante. Principalmente o metabolismo de gordura.
Musculação – Na musculação a freqüência cardíaca e a temperatura corporal ficam mais baixas, quando comparada as atividades aeróbias de forma geral. No entanto, como efeito crônico (a médio, longo prazo), a musculação aumenta a quantidade de massa magra do praticante e esse tecido muscular faz com que o individuo aumente seu metabolismo mesmo em repouso.
Fisiológico
Aeróbio – Existem várias adaptações fisiológicas positivas, dentre as mais evidentes estão: um coração mais forte, uma melhor circulação sanguínea, uma respiração mais eficiente e melhora da composição corporal.
Musculação – Promoção de diversos benefícios: músculos mais fortes, ligamentos e tendões estáveis e firmes e ossos mais resistentes.
Psicológico
Aeróbio – Por ter uma segregação maior de hormônios como endorfina e adrenalina geram uma sensação maior de prazer, aumentam a auto estima além de bom humor.
Musculação – As sensações são semelhantes ao efeito da atividade aeróbia, no entanto em menor escala. Em alguns casos por estimular maior segregação do hormônio testosterona podem levar a um quadro leve de aumento da agressividade.
Por fim, me resta concluir que ambas atividades servem como complemento uma da outra, o ideal quando pensamos em saúde, qualidade de vida e mesmo performance é aliarmos as atividades aeróbias com a musculação trabalhando sempre de acordo com o seu objetivo. Sempre procure um profissional de educação física qualificado para lhe orientar.
Fabio Pasetto"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário