Os paulistanos agora já podem frequentar locais de uso comum sem ter que se preocupar com aquela fumaça chata, ou com sua própria saúde, devido ao cigarro alheio. Na verdade o País todo está aderindo a nova moda... o Rio de Janeiro já aderiu a lei e Curitiba iniciou a implementação em 19 de agosto.
O fumo passivo é um grave problema de saúde pública. No começo da década de 80 um estudo no Japão, que avaliava a incidência de câncer de pulmão em pessoas que nunca haviam fumado, verificou mais de 100 mil mulheres e concluiu que as esposas de fumantes apresentavam incidência dobrada de câncer pulmonar, quando comparadas às mulheres casadas com não fumantes. O monoxido de carbono pode ser de até 7 vezes maior no sangue das pessoas que estão expostas ao tabagismo passivo.
No entanto com a aprovação da Lei antifumo estaremos menos sujeitos a estas situações. Caso veja alguem fumado em local proibido contate o disque denuncia antifumo pelo telefone 0800 771 3541 ou pelo www.leiantifumo.sp.gov.br. É nossa obrigação contata-los para evitarmos a exposição e não é apenas a fumaça do cigarro que polui. A bituca do cigarro, se jogada na rua (e é, por muitos fumantes), também provoca conseqüências danosas. Além de deixar a cidade suja, as bitucas são agentes poluidores, que possuem diversas substâncias químicas. Os filtros de cigarros demoram cerca de 100 anos para se degradarem. E quando acumulados ele podem acabar entupindo esgotos.
Fabio Pasetto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Boa Fa, sem dúvida uma das melhores mudanças de nossa cidade. O engraçado é que cada vez mais nos desacostumamos com cheiro de cigarro e mais no incomodamos com isso. Azar dos fumantes...
abs
Ale
Postar um comentário